terça-feira, 11 de outubro de 2011

Entrevista da semana com Hugo Painho

A táctica do Mister Painho

Hugo Painho - 36 anos
Técnico Superior de Desporto na CM Sousel – Licenciado em Ed. Física e Desporto, Especialização em Futebol.
Percurso como treinador: Treinador Principal das Escolinhas do Desportivo de Beja, Treinador Coordenador das camadas jovens do Desportivo de Beja, Treinador Principal dos Juniores  do Clube Futebol de Estremoz, Treinador Principal dos Seniores do Clube Futebol de Estremoz. Actualmente Treinador Principal da equipa Sénior da ADL "O Condestável".





ADL-Quando e onde iniciaste a Carreira de treinador?
HP- Estava no 3º ano da Faculdade e fui convidado para treinar a equipa de Escolinhas do Desportivo de Beja. Correu bem, fui campeão distrital, e no ano seguinte fui convidado a trabalhar com o Mister Pedro Caixinha, como coordenador de todas as camadas jovens do Desportivo de Beja. Tudo começou em 1999..



ADL-Ser treinador fazia parte dos teus planos de juventude?
 HP-Sempre estive ligado ao desporto, e muito particularmente ao futebol, portanto considero uma progressão normal no meu percurso. Digamos que a partir de uma certa altura senti que poderia ter perfil para as funções, tanto que peguei na minha primeira equipa sénior com apenas 26 anos.



ADL-Sendo o primeiro ano que a ADL faz seniores não deverá ser uma época fácil, foi uma decisão difícil aceitares ser treinador? 
HP-Foi uma decisão com um duplo sentimento… Por um lado desde logo previ que iria ser extremamente difícil começar algo num local que nem sequer tradição da modalidade tinha e que, para além disso, tudo estava a ser programado com timings muito apertados, muito tarde e numa altura em que a maioria dos planteis já estavam formados. Por outro lado, foi também com enorme orgulho que recebi o convite da direcção, foi gratificante sentir que me acharam capaz de encabeçar um projecto com tanta responsabilidade… e como sou uma pessoa que gosta de assumir desafios, cá estou eu!!


ADL-Quais são as expectativas para esta época?
HP-Prevejo uma época com muitas dificuldades, somos um grupo muito jovem, alguns mesmo com muito pouca experiência futebolística, e tudo isso vai pesar ao longo do ano, de qualquer forma, a minha principal expectativa é que quer eu quer os atletas possamos ter evoluído bastante ao longo do ano.


ADL-E quais os objectivos? 
HP-Tal como refiro na questão anterior, o principal objectivo passa mesmo pela evolução. Tenho sem dúvida o objectivo de fazer de cada um dos meus atletas mais homens, melhores jogadores e sobretudo, dota-los do maior numero de conhecimentos daquilo que é o futebol em toda a sua essência, quer a nível técnico quer principalmente a nível táctico.
Para além disso, tenho que referir que já sairei realizado se no final da época todos podermos dizer que formamos um grupo coeso, unido, em suma, um grupo de amigos!


ADL-O que achas do plantel?
HP-Neste momento é o melhor plantel do mundo…porque é o meu. Com muitos defeitos e muitas virtudes, cabendo-me a mim e a minha equipa técnica anular ao máximo os defeitos e tentar fazer sobressair as qualidades. É sem dúvida um plantel jovem e muito inexperiente, o que não é aconselhável, no entanto também por ser assim é um grupo com poucos “vícios” negativos, o que nos deixa uma boa margem para trabalhar.


ADL-Qual a qualidade que mais destacas no plantel?
HP-A vontade em aprender que demonstram sessão após sessão e a sua disponibilidade para trabalhar.


ADL-E qual o defeito?
HP-Inexperiência, sem duvida. Mas como alguém disse, “uma das vantagens da experiência é que, quando temos pouca, podemos adquirir muita!”


ADL-Achas que este é um projecto de futuro?
HP-Este tem que ser um projecto de futuro. Não adianta encará-lo de outra forma. Não se pede resultados para já, mas também não se pode trabalhar sem objectivos futuros, e esses objectivos passam precisamente por ganhar mais vezes! Eu chamo a este o “ano zero”…espero que os “anos 1, 2, 3..” e por aí fora sejam uma realidade e que sobretudo ano após ano sejamos mais felizes.


ADL-Qual o teu maior desejo como treinador? 
HP-Em qualquer clube, em qualquer divisão ou escalão, o meu principal objectivo é terminar a época com o sentido de dever cumprido. Com tudo o que isso acarreta, e que não é pouco, dependendo dos objectivos, o meu principal objectivo é mesmo esse. Também sou um sonhador claro, e temos sempre a esperança que o futuro nos sorria, mas a verdade é que sei que nesta vida tudo é difícil de conquistar e muito fácil de perder, portanto…quero dar um passo de cada vez e para já ser treinador é apenas um hobby que junto à minha profissão..no futuro logo se verá.

Sem comentários:

Enviar um comentário